O currículo é a junção de uma metodologia, conteúdos, estratégias, de objetivos pedagógicos a serem alcançados, é um plano de trabalho que esta intimamente ligado ao ensino. Podemos utilizá-lo para repassar conhecimento aos nossos alunos, de maneira sistematizada e organizada, sabendo que a elaboração de um bom currículo influencia na qualidade do ensino. nesse contexto, as tecnologias podem ser integradas ao currículo beneficiando o projeto pedagógico, proporcionando a inclusão digital, podendo ser utilizada em todas as disciplinas.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados na escola. Tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem, proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de aducação. Portanto, o uso do projeto na aplicação das tecnologias ao currículo tem com suporte a comunicação com os participantes garantindo o seu equilíbrio. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão tranformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiencia, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensinos e formas de atuação dos educadores considerando as contribuição que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
IEvidencia-se assim que o trabalho com projetos inverte a lógica do currículo definido em grades de conteúdos temático estanques, induzindo o professor a colocar em jogo as problemáticas que permeiam o cotidiano. As questões e os conceitos do senso comum que emergem no diálogo com o aluno são então trasnformados em questões e temas a serem investigados por meio de projetos. Porém, no trabalho com projetos há de ser ir além da superação de desafios, buscando desvelar e formalizar os conceitos implícitos no desenvolvimento do trabalho para que se estabeleça o ciclo da produção do conhecimento científico que vai tecendo o currículo na ação.
Portanto, é fundamental que o professor compreenda as potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, nos quais os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplem a autoria dos alunos e preservem a função essencial da escola: o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimentos e a construção da cidadania.
Referências bibliográficas:
_Integração e tecnologia
Portal.mec.gov.br
_Ensinando e aprendendo com as TICs do Município de Friburgo/SC
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