Tema da aula: A primavera
Turma: 2º período
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Objetivos:
_ Reconhecer elementos presentes na primavera e sua importância para a natureza.
_ Fazer registros de desenhos através do computador.
_ Iniciar a conscientização da importância do uso da internet em nosso meio.
_ Pesquisar imagens para montar um mural.
_ Participar de jogos dos sete erros com imagens da primavera através do computador.
Etapas das atividades
Primeiramente numa grande roda as crianças terão oportunidades de expressar oralmente as informaçôes que possuem sobre a primavera.
Observar ao entorno da escola como se encontra o ambiente no jardim com a chegada da primavera.
A professora contará a história “A primavera da lagarta” de Ruth Rocha em que os alunos farão uma análise do livro através das ilustrações e reconto.
Num segundo momento a professora continuará a aula sugerindo que fossem à sala dos computadores para pesquisar imagens da primavera. Para a realização dessa atividade os alunos contarão com a ajuda da professora e de uma estagiária. Os alunos deverão fazer uma observação detalhada das imagens nomeando cada elemento presente nas imagens. Logo depois os alunos irão registrar no computador seus próprios desenhos.
Num terceiro momento haverá uma pesquisa para que os alunos encontrem entre os jogos de sete erros algum que tenha imagens de primavera. O jogo deverá ser feito em duplas.
Para encerrar, pesquisar a poesia “Leilão de jardim” de Cecília Meireles para imprimir e colar nos cadernos para ser trabalhada nas próximas aulas.
Recursos Necessários
_Computador e internet
_Impressora
_Livro “A primavera da lagarta” de Ruth Rocha
Formas de Avaliação
_A avaliação será feita através da participação oral dos alunos durante as aulas e dos desenhos produzidos através do computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário