domingo, 5 de junho de 2011

Atividade 1.5: Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor.

Tecnologias
- Ferramentas de publicação
- Processadores de texto
- Sites de áudio e vídeo

Conteúdos - Comunicação oral
- Produção de textos
- Análise e reflexão sobre a língua

Oportunidades de ensino - Criar blogs
- Realizar e publicar vídeos
- Revisar e editar textos no computador
     A informática também pode ajudar no trabalho com gêneros textuais. Na Escola da Vila, na capital paulista, a professora Andressa Mille Fernandes propôs à turma do 4º ano a construção de um informativo sobre o ciclo da água, um conteúdo que já havia sido tratado nas aulas de Ciências. Depois de planejar o texto, decidir o destinatário, selecionar as informações e escrever, as crianças foram para o computador fazer títulos e quadros e escolher fontes e cores. Assim, tanto a forma como o conteúdo da produção se aproximaram ainda mais dos exemplos de jornais, aprofundando a caracterização do gênero estudado.
     Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos.nessa experiência com a turma do 4° ano. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. "O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia”. Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário